LEITOS DE SAÚDE MENTAL EM NOVAS INSTALAÇÕES
O Hospital da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Junqueirópolis passa a utilizar as novas instalações dos Leitos de Saúde Mental da instituição na antiga ala de enfermarias e mais recente fisioterapia da entidade. A área estava desativada há algum tempo já que o setor de fisioterapia foi transferido para a antiga residência das Irmãs da Misericórdia. Passou por reformas para abrigar o serviço que funcionava em caráter provisório na “Ala III do SUS” e, como essa ala também será reformada e readequada para abrigar o Centro de Partos, o que será feito com recursos de indicação de verba parlamentar Federal, foi necessária a transferência do Serviço de Saúde Mental para outro local. A adaptação foi possível graças à colaboração de empresas e vários colaboradores da comunidade e também do apoio da Prefeitura Municipal de Junqueirópolis.

O Serviço Hospitalar de Referência para atenção às pessoas com sofrimento ou transtorno mental e
com necessidades de saúde decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas, nomeado na instituição como NUP – Núcleo de Urgências Psiquiátricas, teve seu início em 24/10/2016 mantido com recursos estaduais até a habilitação do SUS o que ocorreu por publicação de portaria do Ministério da Saúde em 26/12/2017; é referência para os 12 municípios que compõem a Região de Saúde Alta Paulista, inserida Direção Regional de Saúde DRS 11 de Presidente Prudente. O serviço está integrado à Rede de Saúde Mental da região, especialmente pelos CAPS – Centros de Atenção Psicossocial, Prontos Socorros e Unidades de Atendimento de Urgências de cada município que referenciam as internações sob a responsabilidade assistencial da médica psiquiatra Dra. Daniela de Oliveira Guidini. Confira as fotos das novas instalações.