MAIS UMA CONQUISTA COM O APOIO DA COMUNIDADE

A nossa Santa Casa acaba de adquirir moderno equipamento de esterilização de materiais e roupas hospitalares graças ao apoio inconstante dos parceiros da comunidade.

Trata-se de um autoclave horizontal com separação de barreira que já se encontra instalado e trabalhando “a pleno vapor”. Sim, a vapor, parece meio antigo, mas é o sistema utilizado para esta finalidade, trabalhando sob pressão e altas temperaturas em processos que resultam em eficiente prática de esterilização dos produtos hospitalares.

Instalado na CME – Central de esterilização de materiais da instituição é responsável pela esterilização de todo material cirúrgico, sejam instrumentais ou campos utilizados nas cirurgias gerais, como também demais materiais utilizados nos diversos setores do hospital.

Todos os processos são controlados havendo acompanhamento dos resultados através de indicadores químicos e biológicos que são colocados juntos com o material a ser esterilizado.

A necessidade de aquisição deu-se pelo fato de que o hospital possui atualmente apenas um equipamento do tipo. Além disso o novo sistema com barreira atualiza as recomendações da Vigilância Sanitária quanto ao isolamento da área considerada “suja” onde os materiais são lavados e preparados, com relação ao outro ambiente limpo, onde os materiais chegam com o processo concluído e são separados e armazenados para posterior distribuição e utilização. Foi parceiros nesta conquistas a Distribuidora de Alimentos Francisco Ikeda representada pelos seus gerentes que doaram 31,25%; 53,63% referente arrecadação da “Quermesse dos Amigos” realizada em 2019; e 15,12% arrecadado no sorteio da moto cedida pela operadora Oeste Saúde, durante a Aceruva 2019. O custo total do equipamento foi de R$  80.000,00.